Skip to main content

"JÁ ACORDOU OU TEVE QUE ACORDAR COM O SEU FILHO COM A GLICOSE SUPER ALTA? O QUE ACONTECEU?"

Foi dormir, estava tudo bem, os níveis de açúcar normais, não comeu nada e tomou um susto com a glicemia alta na madrugada. Acontece que todas as manhãs, o nosso corpo libera hormônios como glucagon, adrenalina, hormônio do crescimento e cortisol que fazem com que a gente acorde bem, assim liberando a glicose para nos dar energia. Só que estes mesmos hormônios suprimem a atividade da insulina, fazendo com que a glicemia aumente entre as 04h00 e as 08h00, e esse processo é conhecido como FENÔMENO DO AMANHECER ou ALVORECER.¹

Em pessoas que não têm diabetes, o processo é naturalmente equilibrado. Já nas pessoas com diabetes, não há insulina para "baixar" essa elevação nos níveis de glicemia, fazendo com que a hiperglicemia apareça.

A automonitorização nesse ponto é super importante para que você fique atento a sua glicemia na madrugada e nas primeiras horas da manhã. Converse com seu médico para ajustar as suas doses e fique sempre alerta.

Esses e outros conteúdos sobre diabetes podem ser vistos no Portal Tipo Você da Roche, que possui conteúdos atualizados e cientificamente checados sobre diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes gestacional e pré-diabetes. Acesse o portal em: https://tipovoce.com.br/

[1] SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf. Acesso em: 22 jan. 2022."

Fonte: Roche
Data: 09/10/2023