CAMPANHA DE SAÚDE PÚBLICA QUER REDUZIR RISCOS DA PANDEMIA PARA PESSOAS COM DIABETES
Iniciativa tem como objetivo estimular a utilização da caneta preenchida de insulina como forma de conter intercorrências médicas que podem agravar o quadro do diabetes. Ministério da Saúde acaba de ampliar o acesso a esta forma de tratamento.
O agravamento da situação da pandemia no País tem preocupado e mobilizado sociedades médicas e de apoio a pacientes, principalmente em relação àqueles que sofrem com doenças crônicas, como é o caso do diabetes. Já se sabe que um em cada três pacientes de Covid-19 hoje numa UTI do Sistema Único de Saúde também têm diabetes.(2) Além disso, pessoas com diabetes pertencem ao grupo de risco e são mais susceptíveis a desenvolver as formas mais graves da Covid-19.
No Brasil, já são mais de 13 milhões de brasileiros vivendo com diabetes.(1) Com eles, são milhares de famílias convivendo com uma doença crônica em uma rotina que exige cuidado intenso e atenção redobrada com a alimentação, a prática de exercício físico e a disciplina na manutenção do tratamento, especialmente em tempos de pandemia do novo coronavírus.
É neste contexto que foi criada a campanha "Caneta da Saúde", uma iniciativa de saúde pública liderada pela Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) e da empresa global de saúde Novo Nordisk, além de contar com o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O objetivo é informar e educar a população sobre as vantagens das canetas preenchidas de insulina, estimulando o uso do recurso que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Brasil. O cenário é tão preocupante para as pessoas com diabetes que o Ministério da Saúde acaba de rever as faixas etárias elegíveis para o tratamento gratuito. Agora, a caneta está disponível para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, preferencialmente acima de 50 anos e menores de 19 anos (anteriormente era somente até 16 anos e acima de 50).(3)
Considerada um dos dispositivos mais modernos para o tratamento da doença, a caneta preenchida de insulina é uma importante aliada no controle da glicemia, reduzindo episódios de hipoglicemia e possíveis hospitalizações decorrentes desta complicação.(4,5) Diferente das aplicações feitas com seringas, retirando a insulina de frascos-ampola, a caneta preenchida de insulina é utilizada com agulha mais fina e curta, causando menos desconforto na aplicação, e já vem preenchida com insulina e dosador, o que garante maior precisão, oferecendo menos risco de erro na aplicação. Além disso, pode ser transportada com facilidade e manuseada com praticidade pelas pessoas com diabetes, seus cuidadores e familiares.(4)
"O diabetes não é uma condição individual. Trata-se de algo presente na vida de milhões de famílias. Neste novo cenário delicado de pandemia, há pessoas que estão no grupo de risco e podem desenvolver as formas mais graves da doença. E isso tem sido claramente visto nas Unidades de Terapia Intensiva no País", explica a endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk, Priscilla Olim Mattar. "Tudo o que precisamos é evitar episódios de hiper ou hipoglicemia, que podem levar o paciente para o pronto-socorro, o que representa riscos adicionais para quem tem diabetes", destaca.
A campanha
A campanha "Caneta da Saúde" tem abrangência nacional e conta com diversas iniciativas no ambiente digital e presenciais. No site www.canetadasaude.com.br, dedicado à campanha, a população encontrará informações e orientações sobre o diabetes, o uso de insulina, as vantagens e benefícios da utilização da caneta preenchida de insulina, além de um conteúdo que desmistificam "fake news".
Assim que possível, e de acordo com as regras estaduais e municipais em função da pandemia da Covid-19, durante três meses, um caminhão circulará pelos estados de São Paulo (Capital, Campinas e Ribeirão Preto), Rio de Janeiro (Capital e São Gonçalo), Bahia (Salvador e Feira de Santana), Minas Gerais (Belo Horizonte e Uberlândia), Paraná (Curitiba e Londrina) e Paraíba (João Pessoa e Campina Grande), esclarecendo dúvidas da população em frente a algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dessas cidades.
O diabetes no Brasil
Considerada um dos dispositivos mais modernos para o tratamento da doença, a caneta preenchida de insulina é uma importante aliada no controle da glicemia, reduzindo episódios de hipoglicemia e possíveis hospitalizações decorrentes desta complicação.(4,5) Diferente das aplicações feitas com seringas, retirando a insulina de frascos-ampola, a caneta preenchida de insulina é utilizada com agulha mais fina e curta, causando menos desconforto na aplicação, e já vem preenchida com insulina e dosador. São detalhes que incidem diretamente na precisão da aplicação, fator que ajuda no controle das piores complicações da doença, como doenças cardiovasculares, amputações e lesões oftalmológicas.
Essa tecnologia demonstrou melhorar a qualidade de vida de pessoas com diabetes e reduzir as emergências hospitalares em diversos estudos nacionais e internacionais.(14) Por exemplo, 90% dos usuários de caneta afirmam precisar de menos assistência para aplicar a insulina, 64% das pessoas com diabetes que adotaram a caneta apresentaram menos episódios de hipoglicemia. (9,10) Já um estudo entre médicos dos Estados Unidos mostrou que 97% deles acreditam que a aplicação de insulina com a caneta é melhor que o uso de frascos, seringas e ampolas.(11) E, na Itália, Estados Unidos e Irlanda, 90% das pessoas com diabetes consideram as canetas mais discretas, mais rápidas e fáceis de usar. (12, 13,14)
Contato para imprensa:
FSB Comunicação
Gabriela Antunes
Gabriela.antunes@fsb.com.br
61 98370 2007
---
Referências:
1 Sociedade brasileira de Diabetes https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/oque-e-diabetes
2 Veja Saúde, em https://saude.abril.com.br/medicina/o-perfil-do-brasileiro-com-covid-19-internado-em-utis-do-sus/
3 Nota Técnica nº 84/2021-cgafb/daf/sctie/ms
4 Xie et al. Diabetes Technol Ther. 2014;16(9):567-75
5 Xie et al. Diabetes Technol Ther. 2014;16(9):567-75
6 Novo Nordisk, em https://www.novonordisk.com/about/our-products.html
7 Federação Internacional de Diabetes (IDF), em https://www.diabetesatlas.org/en/
8 Novo Nordisk https://www.novonordisk.com/about/insulin-100-years.html
9 Schawartz et al.J Clin Res. 2007;10:1
10 Lee et al. Clin Ther. 2006;28(10):1712-25
11 Murray et al. Diabetic Med. 1988;5(8):750-4.
12 Coscelli et al. Diabetes Res Clin Pract. 1995;28(3):173-7.
13 Kadiri et al. Diabetes Res Clin Pract. 1998;41(1):15-23.
14 Pesquisa Abril Veja Saúde -Novo Nordisk https://saude.abril.com.br/blog/futuro-do-diabete/um-mapa-dos-desafios-para-os-pacientes-que-usam-insulina-e-familiares/