Skip to main content

O QUE É DIABETES?

A Diabetes é uma doença crônica que tem como principal característica a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) e a incapacidade de produção de insulina pelo pâncreas.

A insulina, que é o hormônio que regula a glicose no sangue é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo e garante que a principal fonte de energia de nosso corpo, obtida por meio da digestão dos alimentos, seja aproveitada.

Com a diminuição da produção de insulina, olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos são afetados por causa da grande quantidade de açúcar no sangue, ocasionando no mau funcionamento desses e outros órgãos e consequentemente infartos, derrames, glaucoma, insuficiência renal entre outros.

Tipos de Diabetes:

  • Diabetes Tipo 1 (DM 1) onde o próprio organismo produz anticorpos que destroem as células beta pancreáticas do organismo levando a deficiência de insulina.
  • Diabetes Tipo 2 (DM 2) onde a ação da insulina é dificultada e o nível de glicose aumenta gradativamente no organismo, resultando num quadro de resistência insulínica.
  • Outros Tipos de Diabetes - Outros tipos de diabetes são bem mais raros e incluem defeitos genéticos da função da célula beta (MODY 1, 2 e 3), defeitos genéticos na ação da insulina, doenças do pâncreas (pancreatite, tumores pancreáticos, hemocromatose), outras doenças endócrinas (Síndrome de Cushing, hipertireoidismo, acromegalia) e uso de certos medicamentos.
  • Diabetes Gestacional – onde há uma sobrecarga de glicose e um aumento da resistência à insulina, o que pode ter consequências maléficas para a mãe e o bebê. No entanto, na maioria dos casos, esse quadro é equilibrado com o término da gravidez

Hoje, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 16,8 milhões de brasileiros possuem diabetes. Mas é possível viver e viver bem, com qualidade de vida, com diabetes.