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PLATAFORMA GLOBAL QUE BUSCA MUDANçA NO OLHAR SOBRE DIABETES é DESTAQUE EM EVENTO INéDITO EM SãO PAULO

PLATAFORMA GLOBAL QUE BUSCA MUDANçA NO OLHAR SOBRE DIABETES é DESTAQUE EM EVENTO INéDITO EM SãO PAULO Pensar os cuidados com o diabetes a partir de uma responsabilidade que vai além de desenvolver e produzir medicamentos biológicos cada vez melhores, fomentar a discussão sobre os fatores de risco do diabetes, assegurar melhores resultados e o diagnóstico precoce, além de garantir o acesso ao tratamento. Esses são os compromissos que regem o programa Mudando o Diabetes® conduzido pela Novo Nordisk, empresa global de saúde com mais de 95 anos de inovação e liderança no tratamento da doença. No mês do Dia Mundial do Diabetes (14/11), a companhia reforça sua resposta aos desafios da doença entre os destaques do Diabetes ON, evento inédito voltado a pacientes e cuidadores, que acontece no dia 10 de novembro, em São Paulo.

Por meio do Mudando o Diabetes®, a Novo Nordisk atua em parceria com pacientes, tomadores de decisão, profissionais de saúde e organizações não governamentais, endereçando fatores de risco do diabetes e garantindo que pessoas com a doença sejam diagnosticadas precocemente e tratadas da forma correta. Uma das iniciativas desse programa levadas ao Diabetes ON será a campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração, lançada este ano com o apoio de organizações médicas como a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), além de associações de pacientes como a ADJ Diabetes Brasil.

Quem Vê Diabetes Vê Coração
Em todo o Brasil, já são mais de 12 milhões de brasileiros vivendo com diabetes1, o equivalente à população da cidade de São Paulo. Embora os problemas ligados ao coração liderem as causas de mortes da doença², um estudo apoiado pela campanha revelou, entre outros destaques, que 90% dos entrevistados sentem falta de informações sobre a relação do diabetes com o sistema cardiovascular³. Além disso, 80% dos brasileiros com diabetes tipo 2 que participaram do levantamento apresentaram pelo menos um dos indícios de possível comprometimento cardiovascular, como tontura, dores no peito e nas pernas, bem como falta de ar ou palpitação no peito³. Não bastasse isso, embora 62% dos pacientes terem sido diagnosticados há pelo menos cinco anos, 64% deles disseram ter dificuldades em seguir seus tratamentos à risca³.

Intitulado Quando o Diabetes Toca o Coração³, o estudo apoiado pela campanha foi realizado entre maio e junho deste ano em todas as regiões do Brasil, por meio de uma parceria entre a área de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Editora Abril, com curadoria do médico endocrinologista Carlos Eduardo Couri. Ao todo, foram cerca de 1.500 entrevistados, com média de idade entre 47 e 55 anos, incluindo 828 pessoas sem diabetes e 611 com diabetes tipo 2, tipo mais comum da doença e que aumenta em até quatro vezes a propensão a ataques cardíacos e AVC (Acidente Vascular Cerebral) (4). A pesquisa completa está disponível no site da campanha www.quemvediabetesvecoracao.com.br

Glica Melito
Outra iniciativa inédita dentro do programa Mudando o Diabetes®, que foi concretizada este ano e que também será destaque no Diabetes ON, é o projeto Glica Melito, que promove a capacitação do atendimento ao paciente com diabetes tipo 1 no Sistema Único de Saúde (SUS), alinhada ao Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o tratamento da doença. São cursos EAD customizados para (I) médicos, (II) profissionais de saúde e (III) agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem, além de uma websérie informativa completamente gratuita sobre práticas de autocuidado direcionada a pacientes e cuidadores. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre a Novo Nordisk, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS).

Como premissa, as iniciativas do programa Mudando o Diabetes® são construídas com base em parcerias com diferentes organizações, tanto públicas quanto privadas, pois acreditamos que, juntos, conseguimos garantir que as pessoas com diabetes tenham mais qualidade de vida e acesso ao tratamento adequado, afirmou a diretora de Acesso a Mercado, Relações Institucionais e Comunicação da Novo Nordisk, Simone Tcherniakovsky.

Rompendo estigmas
Quem também estará presente no Diabetes ON é o jovem piloto Christian Mosimann, protagonista de uma história que rompe os estigmas acerca do diabetes no Brasil e no mundo. Apaixonado por automobilismo, o garoto, nascido em Brusque (SC), foi diagnosticado com diabetes tipo 1 há três anos, fato que não o impediu de seguir seu sonho. Passou a conciliar a rotina de treinos, estudos, a alimentação adequada, com os medicamentos para controle da glicemia e as viagens para disputar a média de 20 corridas que participa ao ano. Até 2019, foram mais de seis mil aplicações de insulina desde que descobriu a doença, muitas delas entre uma volta e outra nas pistas. Aos 9 anos, Christian é considerado um dos principais expoentes da categoria Cadete de kart no Brasil, e conta com o apoio da Novo Nordisk para pavimentar o caminho rumo ao seu grande objetivo, de um dia se tornar um piloto de Fórmula 1.

Preocupação entre as famílias
As pessoas com diabetes não são as únicas impactadas por essa condição. Em 2019, um levantamento realizado pela Novo Nordisk buscou entender o fardo que a preocupação com as hipoglicemias (quedas do nível de açúcar no sangue que podem levar a desmaios e até à morte) representam para famílias de pessoas com diabetes, e como o diálogo sobre as 'hipos' pode contribuir no tratamento. O questionário foi respondido por 4.300 familiares (37% destes pais e 18% padrastos/madrastas). Ao todo, 65% dos entrevistados revelou sofrer com preocupação e ansiedade de que um familiar tenha um episódio de hipoglicemia. O estudo, denominado TALK-HYPO, foi publicado em setembro na revista científica Diabetes Therapy(4). A pesquisa abrangeu nove países, incluindo Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Dinamarca.

Diabetes ON
Além das iniciativas do Mudando o Diabetes®, o Diabetes ON contará com oficinas, exposições e palestras de diversos especialistas que levarão as principais novidades, inovações, tendências, tratamentos e formas de melhorar a qualidade de vida com diabetes. Entre os destaques, estão as palestras dos endocrinologistas Wellington Santana, que abordará a relação do diabetes e o sistema cardiovascular, e Luciana Schreiner, que falará sobre a hipoglicemia. Para mais informações, clique aqui.

Serviço
Diabetes ON
Data: 10 de novembro 2019
Horário: 8h às 18h
Centro de Convenções Rebouças
(Avenida Rebouças, 600, bairro Pinheiros - São Paulo/SP)


Sobre a Novo Nordisk
A Novo Nordisk é uma empresa global de saúde com mais de 95 anos de inovação e liderança no tratamento do diabetes. Sua trajetória deu à companhia a experiência e a capacidade necessárias para ajudar pessoas a vencer a obesidade, a hemofilia, os distúrbios do crescimento e outras doenças crônicas sérias. Sediada na Dinamarca, a Novo Nordisk emprega aproximadamente 41.600 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em mais de 170 mercados. No Brasil há mais de 25 anos, a Novo Nordisk emprega no país cerca de 1.300 funcionários, contando com o escritório administrativo em São Paulo-SP, dois centros de distribuição no Paraná e uma fábrica em Montes Claros-MG. Para mais informações, visite
www.novonordisk.com.br, Facebook, Twitter, LinkedIn,YouTube.


Informações à Imprensa
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Matheus Steinmeier 11 96566-7194 | matheus.henrique@profilepr.com.br

Referências
1 International Diabetes Federation Atlas IDF 2017. Available at:
https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2018/poster-atlas-idf-2017.pdf
Last access: September 2019

2 - Low Wang CC, et al. Circulation 2016 - Available at: https://www.ahajournals.org/doi/full/10.1161/CIRCULATIONAHA.116.0221

Fonte: Do autor
Data: 08/11/2019